O Festival de Luzes de Florianópolis propõe uma nova forma de experienciar arte e tecnologia, através de uma exposição artística gratuita que explora as possibilidades de intervenção urbana, como projeções mapeadas e obras de diferentes linguagens das artes visuais, transformando a cidade em uma galeria a céu aberto.
O Festival promove um verdadeiro espetáculo de inovação, tecnologia e arte valorizando o patrimônio histórico arquitetônico e paisagístico da capital, conectando público com formas contemporâneas de se pensar e consumir arte!
O Projeto Circuito Cultural visa intensificar o desenvolvimento artístico de bairros e cidades com pouco acesso aos bens culturais, proporcionando um ganho cultural por meio de um contêiner (espaço cultural móvel) de 12m equipado com sala para cinema, biblioteca, oficinas e apresentações artísticas.
O espaço recebe crianças e adolescentes da rede pública de ensino no contra turno escolar, proporcionando oficinas e apresentações de teatro, música, contação de história, sessões de cinema e biblioteca volante, com um excelente acervo literário composto por mais de 200 livros, jogos de tabuleiros e jogos digitais. Nossa proposta artística se traduz em políticas e práticas flexíveis que se adaptam a diversos contextos e efetivamente impactam não só a aprendizagem dos estudantes em grande escala, mas também a formação de novos públicos.
Maratona Cultural promove na cidade de Florianópolis uma comunicação direta entre cultura, arte, entretenimento e o turismo.
O maior evento multicultural de Santa Catarina, consiste na promoção de uma série de produtos culturais, apresentados sob diversas manifestações artísticas, do teatro às artes visuais, da música às intervenções urbanas em vários pontos geográficos da cidade. Em suas 7 edições, o evento recebeu um público superior a 500 mil pessoas.
Considerado hoje um dos maiores projetos capaz de construir uma base social na região, é planejado para um público sem distinção de classe social, fazendo com que a população tenha acesso ao que é produzido em nosso estado, ocupando espaços públicos e resgatando em cada um a vontade de viver culturalmente a cidade. [www.maratonacultural.com]
Museus Virtuais é um projeto que reúne cultura, tecnologia e educação. Consiste em uma atividade que oferece uma visita virtual a museus e galerias do mundo. A visita é conduzida por um arte-educador que convida os visitantes a conhecerem as principais exposições em cartaz, comentando as obras, as curiosidades sobre os artistas e as técnicas utilizadas nas pinturas e esculturas.
O percurso pode passar por acervos dos cinco continentes e a visitação é feita através do Google Art Project, uma iniciativa do Google que proporciona a visão 360° dos museus através da internet. Cada sessão tem a duração de uma hora e é organizado segundo um tema preestabelecido. Atualmente o projeto é voltado para as escolas públicas, mas também oferece sessões abertas ao público.
O Instituto Maratona Cultural em parceria com o Coletivo de Bandas O ́Clube, realiza diversas apresentações musicais na Escadaria do Rosário, localizado no Centro de Florianopolis.
Com o intuito de promover os artistas que produzem musica autoral em Santa Catarina e sua interação com o público, o projeto é apresentado mensalmente na cidade. O quesito básico para a participação dos grupos musicais é possuir música própria.
Com muito Hip Hop, arte, grafite e outras manifestações contemporâneas, o Festival de Culturas Urbanas aconteceu na cidade de São José, em Santa Catarina em 2015. O festival apresentou exposições e oficinas de artes visuais, música e danças urbanas, além de atividades com skate e patins.
O objetivo do evento é valorizar as culturas urbanas ainda vistas como periféricas, considerando sua qualidade e seu público, fomentando a produção de artística do Estado na contemporaneidade.
Realizada desde 2013, a Orquestra de Baterias surgiu como evento integrante da programação da Maratona Cultural, de lá pra cá ela vem crescendo e tomando asas, voando mas não sozinha, é acompanhada por uma legião de músicos entusiasmados que amam o que fazem e assim a orquestra vem mobilizando corações que sentem o pulsar de suas baterias.
Em 2017 a Orquestra passou a ser reconhecida como 2º maior encontro de bateristas do mundo com mais de 350 bateristas tocando juntos, em 2019, foram 590 bateristas. Mas mais que números expressivos, é um evento que corrobora com a missão de humanizar os espaços urbanos da cidade, promovendo encontros memoráveis entre artistas e publico.